A Voz Desincorporada e a Face do Outro
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v1i02.34333Palavras-chave:
Voz desincorporada, Processo criativo, Performance artística, Dispositivos, TecnologiaResumo
Na época atual, em que as relações humanas ocorrem muitas vezes mediadas pela tecnologia, a voz destaca-se como elemento privilegiado nas diversas mídias. Através das vozes que nos chegam, percebemos o outro. Este artigo parte da constatação do antigo desejo do ser humano de capturar e perpetuar a voz através do desenvolvimento de dispositivos tecnológicos, deixando surgir as vozes desincorporadas, para, através de exemplos de manifestações de linguagens artísticas diversas, observar como os dispositivos têm influenciado o uso da voz nos processos criativos, resultando frequentemente em formas híbridas. O estudo reflete sobre a complexidade do fenômeno vocal no contexto contemporâneo, quando vozes virtuais e reais se interpenetram.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.
ANDERSON, Laurie. Delusion. Performance. XXVIII Festival de Otõno en Primavera. Madrid: Teatros del Canal, 01 Jun. 2011.
BARBOSA, Plínio Almeida. Máquinas falantes como instrumentos lingüísticos: por um humanismo éclairé. In Línguas e Instrumentos Lingüísticos, vol. 8, julho-dezembro 2011, pp. 51-99. Disponível em: https://www.unicamp.br/iel/site/docentes/plinio/LingInstLing.pdf- Acesso em 14 set. 2020.
BRATER, Enoch. “The ‘I’ in Beckett's Not I.” Twentieth Century Literature, vol. 20, no. 3, 1974, pp. 189-200. JSTOR, www.jstor.org/stable/440518. Acesso em 14 set. 2020.
CAVARERO, Adriana. Vozes Plurais: Filosofia da Expressão Vocal. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
ELA (Her). Direção: Spike Jonze. Intérpretes: Joachin Phoenix, Amy Adams, Rooney Mara, Olivia Wilde, Scarlett Johansson. EUA: Annapurna Pictures Production, Sony Pictures, 2013. 1 DVD (126 min.).
GETHMANN, Daniel. Das Zittern der Luft: Die Erfindung der Mechanischen Stimme. In EPPING-JÄGER, Cornelia. LINZ, Erika. (Hg.) Medien/Stimmen. Köln: DuMont, 2003, pp. 211-234.
INTERNATIONAL ENCUENTRO OF THE HEMISPHERIC INSTITUTE - 8º Encontro do Instituto Hemisférico de Performance e Política. Cidade, Corpo, Ação: A política das paixões nas Américas, Jan 2013, São Paulo, 187 p.
KOLESCH, Doris. Die Spur der Stimme. Überlegungen zu einer performativen Ästhetik. In EPPING-JÄGER, Cornelia. LINZ, Erika. (Hg). Medien / Stimmen. Köln: Dumont, 2003, pp. 267 - 281.
KOLESCH, Doris. PINTO, Vito. SCHRÖDL, Jenny. (Hg.) Stimm-Welten: Philosophische, medientheoretische und ästhetische Perspektiven. Bielefeld: Transcript, 2009.
LAGAAY, Alice. What remains of voice: Thought-play arising fom the conference “Kunst-Stimmen”. In KOLESCH, Doris. SCHRÖDL, Jenny. (Hg.) Kunst-Stimmen. Alemanha: Theater der Zeit, 2004. pp 112-115.
NEUMARK, Norie. GIBSON, Ross. VAN LEEUWENN, Theo. (Ed.) Voice: Vocal Aesthetics in Digital Arts and Media. Cambridge, MA, USA: MIT Press, 2010.
OBJECT OF INTEREST: THE VOCODER. Produtores: Nate Lavey, Jay Caspian Kang. Entrevistas com Laurie Anderson, Cozmo D, David Tompkins, Frank Gentges. The New Yorker. NewYorker.com/video. 19 ago 2014. 11min32s. Disponível em: https://www.newyorker.com/video/watch/object-of-interest-the-vocoder e https://www.youtube.com/watch?v=OvR4qK0B--w- Acesso em 01 set. 2020.
PETERS, John Durham. The Voice and Modern Media. In KOLESCH, Doris. SCHRÖDL, Jenny. (Hg.) Kunst-Stimmen. Germany: Theater der Zeit, 2004. pp. 85-100.
STAHMER, Annette (ed.). Parole#1: The Body of the Voice /Stimmkörper. Cologne, Germany: Salon Verlag, 2009.
WEBER-LUCKS, Theda. Körperstimmen: Vokale Performancekunst als neue musikalische Gattung. Berlin: Technische Universität Berlin, 2005. 287 p. Tese (Doutorado em Musicologia).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Voz e Cena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Recomendamos que todos os autores consultem as diretrizes do Comittee on Publication Ethics(COPE) antes de submeterem textos à avaliação:
- COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers
http://publicationethics.org/files/Ethical_guidelines_for_peer_reviewers_0.pdf
- Guidelines on Good Publication Practice
http://publicationethics.org/files/u7141/1999pdf13.pdf
- How to handle authorship disputes: a guide for new researchers
http://publicationethics.org/files/2003pdf12_0.pdf
Detecção de plágio
https://www.ithenticate.com/
https://copyspider.com.br/
http://www.plagium.com/
http://www.plagiarismcombat.com/
http://plagiarisma.net/pt/
http://www.duplichecker.com/
http://www.plagiarismchecker.com/help-teachers.php
http://www.plagscan.com/plagiarism-check/
http://plagiarismdetector.net/
Para maiores informações, verifique o Estatuto da Revista Voz e Cena.