Uma experiência metodológica de pesquisa documental no acervo de projetos arquitetônicos do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto (APHRP)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.16

Palavras-chave:

Metodologia, Pesquisa documental, Acervo de Obras Particulares, Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto, Historiografia da Arquitetura

Resumo

Apresenta metodologia de pesquisa documental de projetos arquitetônicos através da experiência no acervo de Obras Particulares do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto para o desenvolvimento da tese de doutorado “Casa e documentação: a história contada através de um acervo de projetos” defendida em dezembro de 2020 no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Traz a trajetória desta pesquisa que se inicia com o levantamento da massa documental através da digitalização do acervo, até então inexistente, passa pelos critérios utilizados na sistematização dos dados – incluindo a definição de categorias, que permitiram a análise de quase quatro mil processos – e desaágua nos eixos de análises, que possibilitaram a estruturação da redação da tese compilando as informações extraídas dos desenhos. Além deste acervo, expõe de que maneira outras documentações, desta e de outras instituições, foram usadas com a intenção de realizar o cruzamento das fontes de pesquisa nas análises quantitativas e qualitativas. Finaliza mostrando um compêndio dos resultados obtidos pela tese de doutorado, enfatizando a importância da pesquisa documental para a construção de uma narrativa da historiografia da arquitetura ampla e inclusiva baseada em evidências documentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Gleria Lima, Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo

Atualmente pesquisadora de pós-doutorado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, sob a supervisão da professora Beatriz Piccolotto Bueno. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na área de concentração Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo, onde defendeu no ano de 2020 a tese intitulada Casa e Documentação: a história contada através de um acervo de projetos, com o fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), sob orientação da prof. Dra. Maria Ângela P. C. S. Bortolucci. Titulada mestre pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desenvolveu sua pesquisa sob a orientação da prof. Dra. Ruth Verde Zein. Foi professora no Centro Universitário Toledo (UNITOLEDO); e no Centro Universitário Moura Lacerda (CUML); e na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Referências

ARQUIVO NACIONAL (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.

CASTRIOTA, L. B. (org.). Arquitetura e Documentação. In: CASTRIOTA, L. B. Arquitetura e documentação: novas perspectivas para a história da arquitetura. São Paulo: Annablume, 2011.

CASTRO, C. Pesquisando em arquivos. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

FARGE, A. O sabor do arquivo. São Paulo: Edusp, 2009.

FARIA, R. Ribeirão Preto, uma cidade em construção: o discurso da higiene, beleza e disciplina na modernização Entre Rios (1895-1930). São Paulo: Annablume, 2010.

FERREIRA, M. C. B. F. Higiene e habitação. O controle da atividade edificativa em Campinas: 1880-1934. 2016. Tese (Doutorado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo) — Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2016.

FRANCISCO, R. C. Construtores anônimos em Campinas (1892-1933): fortuna crítica de suas obras na historiografia e nas políticas de preservação da cidade. 2013. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

GAETANI, M. Arquitetura residencial no centro da cidade de Ribeirão Preto no período de 1915 até 1945. 1999. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 1999.

GARCIA, V. E. Do Santo? Ou de quem... Ribeirão Preto: gênese da cidade mercadoria. 2013. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013.

KARNAL, L; TATSCH, F. G. A memória evanescente. In: SILVA. Z. L. Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. São Paulo: Ed. da UNESP, 1999.

LODY, J. Arquitetura e cidade: obras particulares em São Paulo, 1906-1915. 2015. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

PARETO JUNIOR, L. O cotidiano em construção: os “práticos licenciados” em São Paulo (1893-1933). 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2011.

_____. Pândegos, rábulas, gamelas: os construtores não diplomados entre a engenharia e a arquitetura (1890-1960). 2016. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) — Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

PINHEIRO, M. L. B. A preservação documental: o desafio dos arquivos de arquitetura. In: CASTRIOTA, L. B. (org.). Arquitetura e Documentação. São Paulo: Annablume, 2011.

PINSKY, C. B.; DE LUCA, T. R. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 1999.

PINTO, L.S.G. Ribeirão Preto: A dinâmica da economia cafeeira de 1870 a 1930. 2000. Dissertação (Mestrado em Economia) — Faculdade de Economia da Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2000.

SANCHES, K. A construção da legislação urbanística de Ribeirão Preto: 1874-1935. 2003. Dissertação (Mestrado e Arquitetura e Urbanismo) — Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003.

SILVA, A. C. B. Campos Elíseos e Ipiranga: memórias do antigo Barracão. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) — Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2002.

VEYNE, P. Como se escreve a História. Brasília: Editora UnB, 2008.

Downloads

Publicado

2022-06-27

Como Citar

Gleria Lima, A. C. (2022). Uma experiência metodológica de pesquisa documental no acervo de projetos arquitetônicos do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto (APHRP). Paranoá, (32), 1–16. https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n32.2022.16

Edição

Seção

Edição Temática: Arquivos e Acervos em Arquitetura e Urbanismo