Gramática e ensino

da tradição à contemporaneidade

Autores/as

  • Anderson Rany Cardoso da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba

Palabras clave:

Gramática. Ensino de Língua Portuguesa. Tradição gramatical.

Resumen

Este artigo tem como objetivo realizar um estudo descritivo-analítico dos principais conceitos existentes sobre o ensino de gramática, revisitando o ensino da tradição gramatical, que intitulamos de histórico (e normativo), até a contemporaneidade, com a prática de análise linguística. A construção do arcabouço teórico bebe de diferentes fontes para atender aos dois pontos de discussão do texto: Antunes (2007), Borges Neto (2012, 2013), Mendonça (2006), Suassuna (2012) e Vieira (2015). Os resultados apontam que o ensino de gramática passou (e continua passando) por incontáveis mudanças e trajetos, indo desde o ensino de gramática tradicional, por meio dos exercícios mnemônicos e metalinguísticos, até a análise linguística do texto, através da prática reflexiva dos usos da língua.

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Biografía del autor/a

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling- UFPB). Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (Proling- UFPB). Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional (FTN) e Bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional (FTN). 

Citas

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Publicado

2021-12-21

Cómo citar

CARDOSO DA SILVA, Anderson Rany; FERNANDES DE SANTANA, Wilder Kleber. Gramática e ensino: da tradição à contemporaneidade. Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 32, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/27573. Acesso em: 1 jun. 2024.

Número

Sección

Artigo

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