Analysis of the Maturity Level in Knowledge Management in a Public Higher Education Institution

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.45127

Keywords:

Knowledge management, Maturity Level, Information Technology, Public Institution of Higher Education

Abstract

Knowledge Management, as a sub-area of Information Science, has as its theme the analysis of its Maturity, which aims to identify the stage at which a particular Institution is positioned, combining theory with practice. Public Higher Education Institutions are objects of this theme, given that they are based on knowledge, with a view to promoting services to society. In this sense, this research is guided by the objective of analyzing the level of Maturity in Knowledge Management in a Public Institution of Higher Education, located in Minas Gerais, Brazil. This is a descriptive-quantitative investigation, which adopts an online survey and the Kaiser-Meyer-Olkin criteria, Cronbach's Alpha and Pearson's r criteria together with the p-value to confer dimensionality, reliability and validity to the indicators created. The Mean, Standard Deviation and 95% Confidence Interval are used to compute Maturity. As a result, the Public Higher Education Institution analyzed is positioned at maturity level two out of five, with 10 actions being presented for its elevation to the next stage. The limitation of this research was that it was applied in only one Public Institution of Higher Education. The analysis of other Public Institutions of Higher Education is a suggestion for future research, in order to carry out a comparative study of Maturity of Knowledge Management in Brazilian Institutions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jurema Nery Ribeiro, Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento - FUMEC (2019). Mestre em Administração - Área de pesquisa: Estratégia e Competitividade - pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerias - FEAD (2008); MBA em Logística pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Finanças pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais - UNA (2004); MBA em Gestão de Instituições pelo Núcleo de Pós Graduação Pitágoras (2011), Especialização em Administração da Produção pelo Instituto de Educação Tecnológica - IETEC (1997); Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (1991). Construiu sua trajetória com experiência de 31 anos, como Gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos em algumas empresas nacionais e multinacionais (Jabil do Brasil, Itambé, ABC Dados, Condor Equipamentos Industriais) com ramos de atividades diversos (Eletroeletrônica, Laticínios e Metalurgia). No Ensino Superior possui sólida experiência de 16 anos atuando como Diretora de Campus, Coordenadora de Pós-graduação e Graduação e Professora universitária em diversas Instituições de Ensino Superior (FUMEC, Newton Paiva, PUC, SENAC, UEMG, UNA, UNIPAC). Associada individual da SBGC. Atualmente é Coordenadora do Curso de Administração da Universidade FUMEC e participa do grupo de Pesquisa KM-Inova da Universidade FUMEC, desenvolvendo pesquisas na área da Inovação, Estratégia e Gestão Conhecimento. Diretora Executiva da Capacitar JNR. Consultora Organizacional. Professora Universitária. Orientadora de trabalhos no Stricto Senso e MBA. Autora de Livros e Artigos publicados em Revistas e Congressos Nacionais.

Fábio Pires de Oliveira, Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG, Brasil

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2011), especialização em Lato Sensu em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil(2018), especialização em MBA Profissional em Sistemas de Informação pela Escola Superior Aberta do Brasil(2018), especialização em Lato Sensu em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasil(2016), mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (32053010003P1) pela Universidade FUMEC(2022) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Informática pelo Centro de Ensino e Treinamento Aplicado a Profissionais(2015). Atualmente é Técnico em Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Gestão do Conhecimento, Nível de Maturidade, Tecnologia da Informação, Instituição Pública de Ensino Superior

Renata de Sousa da Silva Tolentino , Universidade Fumec, Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Administração pela Universidade FUMEC(2017), MBA em Finanças Corporativas e Controladoria pela FUMEC(2021), Mestra em Administração pela Universidade FUMEC (2006), especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Newton de Paiva (2004), especialista em Redes de Computadores e Telecomunicação pela Universidade FUMEC (2003) graduação em Ciência da Computação pela Universidade FUMEC (2002), graduação em Superior de Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade FUMEC (2001). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia da Informação no setor de saúde, Educação, Sistemas de Informação, Infraestrutura de Rede e Gerência de Telecomunicação. Tem experiência em docência do ensino superior presencial e a distância (EaD), lecionando em cursos de graduação e pós-graduação. Além de atuar como coordenadora de cursos de Sistemas de Informação (2010-2017) e Redes de Computadores (2010-2014), atualmente exerce a função de Diretora da Faculdade de Ciências Empresarias (2020- 2023), já exerceu a função de Diretora de Ensino da Faculdade de Ciências Empresariais da Universidade FUMEC(2016-2019). É Avaliadora do INEP/MEC para atos de credenciamento institucional presencial e EaD e colaboradora do BNI/MEC (Banco Nacional de Itens) para elaboração e revisão de itens do ENADE( Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Possui artigos acadêmicos publicados nas áreas de Administração, Educação, Pesquisa em Empreendedorismo, Ética, Transformação Digita, Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e Tecnologia em Marketing. Linha de Pesquisa: Educação, Estratégia e Tecnologia em Marketing, Pesquisa em Empreendedorismo, Transformação Digital e Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

Marta Ligia Pomim Valentim , Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, Departamento de Ciência da Informação, Marília, SP, Brasil

Professora Titular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Pós-Doutorado pela Universidad de Salamanca (USAL), Espanha. Livre Docente em Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional pela Unesp. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Docente de graduação e pós-graduação da Unesp, câmpus de Marília. Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de inteligência organizacional, gestão da informação, gestão do conhecimento e cultura informacional desde 2002. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência organizacional e inteligência social no contexto do big data: análise de dados para a geração de diferenciais competitivos. Supervisora do Instituto de Políticas Públicas de Marília (IPPMAR), gestão 2021-2023. Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2021-2023. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Unesp, gestão 2017-2021. Organizadora e autora de vários livros na área. Atuou como Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2016-2019. Exerceu o cargo de Vice-Presidente da Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), gestão 2009-2011. Exerceu a coordenação do Grupo de Trabalho Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações (GT-4), da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), gestão 2009-2010. Exerceu o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN), gestão 2001-2004.

References

ALMEIDA, Mário de Souza Almeida. Elaboração de projeto, TCC, dissertação e tese: uma abordagem simples, prática e objetiva. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2014. 96 p.

ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O que é Ciência da Informação. Belo Horizonte: KMA, 2018. 126 p.

ASIAN PRODUCTIVITY ORGANIZATION APO. Knowledge management: facilitator´s guide, 2009. Disponível em: http://www.apo-tokyo.org/00e-books/IS-39_APO-KM-FG.htm. Acesso em: 15 mar. 2021.

BATISTA, Fábio Ferreira. Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira: como implementar a gestão do conhecimento para produzir resultados em benefício do cidadão. Brasília, DF: IPEA, 2012. 132 p.

BERLATO, Heliani et al. Adaptabilidade de Carreira e (Re)Configuração Familiar na Relação Dual Career: Explorando o Campo. In: ENCONTRO DA ENANPAD, 41,2019, São Paulo. Anais... XLI EnANPAD, 2019, p. 1-17. Disponível em: http://anpad.org.br/. Acesso em: 12 dez. 2021.

CALMETO, Thiago Luís Lopes; CRIBB, André Yves. Maturidade em gestão do conhecimento: um diagnóstico sobre o sistema de educação a distância de uma Instituição Federal de Ensino no Sul Fluminense. Revista Conhecimento Online, v. 14, n. 1, p. 161-188, 2022.

CORRÊA, Fábio et al. Construction and Content Validation of an instrument for assessment holistic Knowledge Management. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 26, p. 151-171, 2021. Acesso em 10 fev. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/37583. Acesso em: 12 fev. 2018.

CORRÊA, Fábio et al. Gestão do Conhecimento: análise de modelos de maturidade de 2000 a 2017. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 12, p. 105-121, 2022a. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/62042/35163. Acesso em: 10. mar. 2022.

CORRÊA, Fábio et al. Why is there no consensus on what Knowledge Management is? International Journal of Knowledge Management Studies, v. 13, p. 90-109, 2022b. Disponível em: https://www.inderscienceonline.com/doi/abs/10.1504/IJKMS.2022.119287. Acesso em: 10. mar. 2022.

DALKIR, Kimiz. Knowledge Management in Theory and Practice. 2. ed. Cambridge: MIT Press, 2011. 345 p.

DINI, Ariane Polidoro et al. Validade e confiabilidade de um instrumento de classificação de pacientes pediátricos. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 22, n. 4, p. 598-603, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/86670. Acesso em: 5 mar. 2022.

FIELD, Andy. Descobrindo a estatística com SPSS. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 595.

FORMIGA, Nilton S. et al. Evidência da invariância fatorial e validade convergente da escala de suporte organizacional: estudo com trabalhadores brasileiros. Boletim-Academia Paulista de Psicologia, v. 38, n. 94, p. 27-35, 2018. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/bapp/v38n94/v38n94a03.pdf. Acesso em: 7 dez. 2021.

FREITAS, Lucas Cordeiro; DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Comparando autoavaliação e avaliação de professores sobre as habilidades sociais de crianças com deficiência mental. Interpersona: An International Journal on Personal Relationships, v. 4, n. 2, p. 183-193, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/5216166.pdf. Acesso em: 7 dez. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. 248 p.

HAIR, Joseph F. et al. Análise Multivariada de Dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 688 p.

LIMA, João Sérgio Beserra; ALVARES, Lillian Maria Araújo. Ciência da informação e gestão do conhecimento: uma análise de suas interseções. Ciência da Informação, v. 47, n. 3, 2018. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4289. Acesso em: 15 fev. 2022.

LIN, Hsiu-Fen. A stage model of knowledge management: anempirical investigation of process and effectiveness. Journal of Information Science, v. 33, n. 6, p. 643-659, 2007. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0165551506076395. Acesso em: 15 jun. 2022.

MARQUES, Juliano Martins Ramalho et al. A Maturidade da Gestão do Conhecimento: uma comparação entre a percepção de docentes e técnicos administrativos de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Revista Conhecimento Online, v. 12, n. 1, p. 27-48, 2020. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1710. Acesso em: 15 fev. 2022.

MASSAGO, Yoji et al. Influence of Sociocultural Aspects on a Knowledge Management Maturity Model. iSys - Brazilian Journal of Information Systems, v. 12, n. 4, p. 64–97, 2020. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/journals/index.php/isys/article/view/781. Acesso em: 20 jan. 2022.

MIOT, Hélio Amante. Tamanho da amostra em estudos clínicos e experimentais. Jornal Vascular Brasileiro, v.10, n.4, p.275-278, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jvb/a/Dxg84WBMPnNrVcpKMXyVfHd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 fev. 2022.

PEE, Loo Geok; KANKANHALLI, Atreyi. A model of organizational knowledge management maturity based on people, process, and technology. Journal of Information & Knowledge Management, v. 8, n. 2, p. 79-99, 2009. Disponível em: https://www.worldscientific.com/doi/abs/10.1142/S0219649209002270. Acesso em: 27 mar. 2022.

PETRI, Cristiele Aparecida. Maturidade em Gestão do Conhecimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC): o caso da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional. Dissertação (Mestrado em Administração Universitária), Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. 145 p.

RIBEIRO, Jurema Suely de Araújo Nery; Modelo de análise do compartilhamento de conhecimento e inovação no desempenho de entrega: um estudo sobre Integração da Cadeia de Suprimentos. Tese (Doutorado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento), Universidade FUMEC, Faculdade de Ciências Empresariais, Belo Horizonte, 2019. 165 p.

SABINO, Mileide Marlete Ferreira Leal et al. Análise de maturidade da Gestão do Conhecimento em uma tutoria de cursos de graduação a distância. Revista de Ciências da Administração, v. 21, n. 55, p. 69-85, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/view/61580/pdf. Acesso em: 16 set. 2021.

STADLER, Matthias; SAILER, Michael; FISCHER, Frank. Knowledge as a formative construct: A good alpha is not always better. New Ideas in Psychology, v. 60, p. 1-4, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.newideapsych.2020.100832. Acesso em 15 jun. 2022.

VALENTIM, Gabriella de Moraes; FERREIRA, Marco Antônio; DALTO, José Luis. A Gestão do Conhecimento na Administração Pública. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 10., 2020, Evento online. Anais... X ConBRepro, 2020, p. 1-12. Disponível em: https://aprepro.org.br/conbrepro/2020/anais/arquivos/10102020_201025_5f823f61b4d0f.pdf Acesso em 15 jun. 2022.

Published

2023-03-27

How to Cite

Ribeiro, J. N. ., Oliveira, F. P. de, Tolentino , R. de S. da S., & Valentim , M. L. P. (2023). Analysis of the Maturity Level in Knowledge Management in a Public Higher Education Institution. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 16(1), 88–107. https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.45127

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.