UMA BREVE ANÁLISE DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA (CC) DE APRENDIZES DE LÍNGUA ESPANHOLA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

Autores

  • Anie Gomez Nagamine Universidade de Brasília
  • Sandra Regina Peixoto Braga

Palavras-chave:

Competência Comunicativa (CC); Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Formação de Professores e Alunos de Línguas; Ensino de Língua Espanhola.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo investigar o desenvolvimento da Competência Comunicativa (CC) de quatro professores (que atuam em diferentes áreas) de escolas públicas aprendizes de língua espanhola em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ele tem como foco o aluno em seu processo de aquisição de CC, ou seja, do desenvolvimento do constructo dinâmico e interpessoal que pode ser examinado apenas por meio do desempenho de dois ou mais indivíduos no processo de comunicação. A partir de uma metodologia qualitativa, utilizouse um questionário, todo o corpus produzido pelos participantes durante um ano de curso e uma entrevista oral. Os resultados mostram que os alunos: a) aprenderam muito sobre o sistema da língua, mas não desenvolveram propriamente uma CC em espanhol, b) demonstraram um alto nível de fossilização de erros na interlíngua e de erros de ortografia em oposição a uma leve expansão da sub-competência interacional e lingüística e c) desenvolveram uma visão de cultura da língua espanhola que se identifica com a cultura dos espanhóis de classe média/alta.

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Publicado

04-10-2015

Como Citar

NAGAMINE, Anie Gomez; BRAGA, Sandra Regina Peixoto. UMA BREVE ANÁLISE DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA (CC) DE APRENDIZES DE LÍNGUA ESPANHOLA EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA). Revista Desempenho, [S. l.], v. 1, n. 11, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9362. Acesso em: 1 jun. 2024.

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